Recauchutagem Nortenha - Vila Pouca Aguiar

thumb_up 5830 likes
rate_review 44 Reviews
favorite 29 favorites
Rua Tenente Valadim
4564-909 Penafiel, Portugal
phone
Click to show phone
Request for information

Recauchutagem Nortenha - Vila Pouca Aguiar Company Information

General information

História
Exercendo em nome individual, desde o início dos anos 60, a sua actividade profissional na área da recauchutagem e comércio de pneus, António da Silva Gomes, em sociedade com a sua esposa Maria da Conceição Fernandes da Silva, funda em 1976 a Recauchutagem Nortenha.

Entre 1984 e 1988, a entrada para a gestão da empresa dos filhos dos fundadores marca uma nova fase na vida da Nortenha. Deu-se início a um período de investimentos importantes onde se destacam a construção de uma nova loja em Penafiel, a aquisição de novo equipamento produtivo para a recauchutagem e a abertura de lojas em Paredes, Lousada, Amarante e Lixa.

Seguiu-se uma nova fase de investimentos na área industrial que obrigou a mudança de instalações. A capacidade instalada permitiu à empresa alargar a cobertura geográfica da sua distribuição, que limitando-se até então à zona Norte, passou a abranger todo o país. Em paralelo, com aumento da cobertura da actividade de distribuição, a rede de retalho também cresceu, com a abertura de lojas em Lordelo e Alpendurada.

Em 1995 teve início um novo ciclo de investimentos fabris com a construção da Unidade Fabril de Urrô (UFU), consistindo numa Unidade de Recauchutagem e numa Unidade de Valorização Energética de Pneus (UVEP), que permite a produção de energia eléctrica a partir de pneus usados que não podem ser recauchutados e outros resíduos de borracha.
A nova Unidade de Recauchutagem arrancou em 1996, com um novo layout, linhas de produção independentes e mais racionais, permitindo uma melhoria da produtividade, dos prazos de resposta às solicitações dos clientes e possibilitando uma maior capacidade de produção.

Em 1999 a empresa introduziu um inovador serviço móvel, destinado ao segmento de frotas, que permite realizar os serviços de montagem e desmontagem, equilibragem e alinhamentos nas instalações dos próprios clientes.

Para melhorar a sua capacidade técnica, a Nortenha investiu em 1999 e 2000 num laboratório de ensaio de pneus e em novos equipamentos para controlo da qualidade dos compostos de borracha, em projecto apoiado pelo programa ICPME.

Em Dezembro do ano 2000, o Sistema AQual implementado na UFU, aplicável à produção de pneus recauchutados, serviços de recauchutagem, reparação de pneus e misturação de borracha, foi certificado segundo a NP EN ISO 9002:1995 pelo BVQI Portugal.

Durante o ano de 2001, as actividades logísticas foram integradas na Unidade de Urrô que passou a dispor de um Centro Logístico onde foram concentradas as actividades de armazenamento e distribuição de pneus recauchutados, pneus novos e outras mercadorias.
Durante o ano 2003, o Sistema AQual foi adaptado aos requisitos da NP EN ISO 9001:2000, alargando o seu âmbito à concepção e desenvolvimento de pneus recauchutados, tendo obtido a re-certificação em Dezembro de 2003, pelo BVC Portugal.

No início do ano 2004, a Recauchutagem Nortenha obteve a homologação da sua unidade fabril para a produção de “Pneus recauchutados a utilizar nos automóveis ligeiros de passageiros e seus reboques” (108R020004) e “Pneus recauchutados a utilizar nos automóveis de mercadorias, pesados de passageiros e respectivos reboques” (109R020005), no âmbito dos Regulamentos n.º 108 e n.º 109 da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas, respectivamente.

A meados do mês de Fevereiro de 2004, a Unidade de Valorização Energética de Pneus obteve, por parte do Instituto dos Resíduos, autorização prévia para a operação de valorização energética de pneus usados e outros resíduos de borracha.

Ainda durante o ano 2004 foram celebrados com a Valorpneu - Sociedade de Gestão de Pneus Usados, os contratos "Produtor", "Recauchutador" e "Valorizador", preconizados no D.L. 111/2001 de 6 de Abril, que estabelece os princípios e as normas aplicáveis à gestão de pneus e pneus usados.

Em finais de 2005, apostou-se no alargamento da rede de retalho com a abertura de uma nova loja na Zona Industrial I da Maia, cobrindo uma zona geográfica de elevado potencial.

Em Fevereiro de 2006 foi concedida à Unidade de Valorização Energética a Licença de Exploração n.º 2/2006/INR.

No início de 2006, a empresa introduz uma nova actividade produtiva nas suas instalações fabris, a produção de pavimentos anti-choque, destinados essencialmente a aplicações em parques infantis. Estes pavimentos são fabricados com recurso a granulado de borracha resultante de processos de reciclagem de pneus em fim de vida.

Em Maio de 2006 a empresa adopta uma nova imagem corporativa, modernizando-a e tornando-a mais coerente com as suas orientações estratégicas.

No decurso do ano 2006 a empresa, na perspectiva de promover a melhoria dos seus produtos, introduz novos equipamentos produtivos na linha de fabrico de pneus pesados.

Ainda durante o ano 2006, a Nortenha implementou o Sistema ABC (Activity Based Cost), uma ferramenta de gestão que tem por base a melhoria do processo de gestão e o apuramento dos custos na óptica da contribuição, com o objectivo último o acompanhamento da performance financeira e não financeira dos diferentes sectores de negócio da empresa.
A Nortenha aderiu à campanha nacional “Compro o que é nosso”, cujo objectivo é a sensibilização para o consumo de produtos de marcas nacionais, valorizando a produção nacional, a criatividade e empreendedorismo dos empresários portugueses.

Durante o ano 2007 deu-se início a uma série de investimentos relevantes para a unidade de recauchutagem, que incidem particularmente na aquisição de novos equipamentos produtivos destinados à linha de pneus OTR, enquadrados numa oportunidade de negócio associada à comercialização de pneus de grandes dimensões na Península Ibérica.

Em meados de 2007, deu-se continuidade ao alargamento da rede de retalho com a abertura de uma nova loja na Zona Industrial do Porto, reforçando a cobertura da área metropolitana do Porto.

Em 2008, a Nortenha dotou-se da capacidade de recauchutar os maiores pneus existentes no mercado, com a aquisição de um novo equipamento de tecnologia de ponta de grosagem de pneus, capaz de processar pneus até jante 63".

Ainda em 2008, a Recauchutagem Nortenha colaborou no projecto “Caça ao Crocodilo” ("Crocodilo" é o nome pelo qual são vulgarmente designados os restos de pneus encontrados nas estradas), promovido pela ANIRP e Universidade do Minho, com o patrocínio da Valorpneu, com o objectivo de identificar as causas das falhas dos pneus e contribuir para uma maior segurança rodoviária.

No término do ano de 2008, a Unidade de Valorização Energética obteve o averbamento à sua Licença de Exploração, autorizando-a à valorização energética de novas tipologias de resíduos não perigosos: resíduos têxteis, resíduos de plástico, CDR de plásticos, têxteis e madeira e fluff de VFV.

Em 2009, a rede de retalho foi expandida para a região do Vale do Ave, com a abertura da 10ª loja da rede em Vila Nova de Famalicão.

Rua Tenente Valadim Penafiel

Opening hours
Monday:
09:00 - 12:30
Tuesday:
09:00 - 12:30
Wednesday:
09:00 - 12:30
Thursday:
09:00 - 12:30
Friday:
09:00 - 12:30
Saturday:
09:00 - 12:30
Parking
The company has a parking lot.
Phone number
+351259419001
Linki
Social Accounts
Keywords
distribution service

Recauchutagem Nortenha - Vila Pouca Aguiar Reviews & Ratings

How do you rate this company?

Are you the owner of this company? If so, do not lose the opportunity to update your company's profile, add products, offers and higher position in search engines.

A similiar page for your business? Make sure everyone can find you and your offer. Create your dedicated company page on Yoys - it's simply and easy!
Add your company